sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

My Valentine

Aí dizem que é Valentine's day, e eu não entendo muito a tradição ser no dia 14 de fevereiro, pois sou brasileira, e aqui fomos influenciados pelo santo casamenteiro, santa igreja católica. Apesar disso, lembro das escolas que tinham o sistema de mensagens anônimas. Estudei em muitas, aprendi a ser novata sem medo. Alguns cartões foram enviados para mim, mas só de amigos. Fiquei secretamente feliz de não ter ficado sem nenhuma cartinha. 

Amor é todo dia, não? 

Lá vem aquela raiva estrondosa de datas comemorativas. Relação paradoxal, na verdade. A tradição faz a data especialíssima, mas a cultura do esperar-o-dia-de-comemorar-para-comemorar não parece sustentável a longo prazo. É preciso amar as pessoas como se não houvesse... nada. Só pela delicadeza do sentimento mesmo. Pelo egoísmo de se sentir bem, às custas dos outros - é, amor também é egocêntrico. À custa do afeto que nos proporcionam, do bem-estar. Ser querido pela velhinha da esquina, pelo fazedor de pães, pela vizinha que, quando criança, disse a uma menina de franja cortada (irregularmente) que ela poderia chamá-la de avó. Aí o amor cria mais de uma avó, mais de uma irmã, a exemplo da amiga de trocentos anos, tão fucking distinta de mim, tão amada pelas diferenças. É, ou deveria ser, amor para tudo e todo mundo: mãe, pai, gato, cachorro, país, violão. Namorado. Ou namorada, quem sabe o desejo toma conta? Mas Valentine's day é coisa de namoradinhos, right? A história conta a saga do São Valentine pelo amor. A condenação à morte por ele.

Bem, Valentine's day é coisa de casal, como ia dizendo. Mas aí vem a mania de questionar. Indago: os que vivem a três ficam de fora? E os que têm relações amorosas e até sexuais com bichos? E com mortos (lembrei inexoravelmente do Nicolas)? A delonga é motivada pelo medo do sentimento bom. E, hoje, o receio, a vergonha da manifestação pública. Ser feliz assusta quem um dia já viveu triste. Então penso que amar, no fim das contas, é um ato de extrema coragem.

Em outras palavras,
amo você, Nu.

1 riso + 1 beijo

8 comentários

  1. Que lindo! Muito amor sempre ao casal.
    :)

    Na verdade, só aqui no Brasil não é comemorado nesta dada (por motivos de: carnaval em fevereiro, imagina a loucura de duas 'grandes' datas juntas) enfim...É que São Valentim é o mais conhecido por ser o santo do amor, essas coisas hahaha..

    Obrigada por ter me indicado lá no meme, mesmo que eu já tenha feito :)
    Tb gostei das tuas respostas, meme é bom pra isso, conhecer um pouco mais das blogueiras.
    Bom fds
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinha! Amei essa foto <3

    Seu texto me pediu muitas reflexões.
    Preciso amadurecer o comentário, rs

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu texto, tão profundo e reflexivo.
    E realmente, amar requer muita coragem, mas vale a pena.
    Adorei seu blog, beijo.

    ResponderExcluir
  4. Lindos Felicidades!

    Conheça meu blog? http://gabriellasuritaa.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Ficou intrigante o texto. No início eu tava me assustando, mas fui entrando na ideia ao longo das letras. Bem legal a foto de vocês.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Qualquer maneira de amor vale à pena. Embora ainda não estejamos completamente acostumados aos vários tipos de casal, espero que eles também tenham se sentido incluídos nessa data. E que o amor seja comemorado e renovado todos os dias. Tomara.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo texto! E lindo casal :)

    ResponderExcluir
  8. Bom texto, belo casal!

    Beijos,
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall