sexta-feira, 12 de abril de 2013

O mistério do livro "A Metamorfose"

É, eu sei. Parece que o título foi escrito por uma criança de 7 anos de idade. Porém é mais ou menos o que senti quando me deparei com o que ganhei ontem à tarde. Vou contar a história: 

Eu estava cochilando na minha cama enquanto ainda tinha minutos do meu horário de almoço (faço home office). Minha irmã entrou sem bater na porta, para variar um pouco, e eu tomei um susto. Ela trouxe um envelope amarelo, daqueles comuns, tamanho A4, e perguntou o que tinha dentro. "Sei lá, ué. Vou abrir!". Rasguei sem jeito o papel e retirei de lá um livro laranja. Corri os olhos para o título e li "A Metamorfose", de Franz Kafka. Tateei a aspereza quadriculada do objeto fino, prestei atenção aos detalhes da forma das imagens repetidas na capa e vi uma fitinha amarela, marcada nas páginas 38 e 39. Após visualizar alguns detalhes do presente confuso, peguei novamente o envelope e constatei que tinha lá um adesivo com as informações do destinatário, com meu nome e sobrenome, endereço completo e CEP. Não tinha remetente.

Agora não lembro exatamente se o recado que encontrei estava dentro do livro ou dentro do envelope, só sei que a pessoa que enviou "A Metamorfose" escreveu para mim em um papel branco, cortado um pouco mais da metade. Foi imprimido e digitado, então não tenho ideia da grafia. A forma como falava também não era nada familiar. Depois de ler o que o texto dizia, me senti em um filme. Daqueles em que acontece algo surreal e você tenta achar os porquês de tudo. Olhei para meus lados e minha primeira suspeita foi minha própria irmã. Eu disse algo como: "Vai, fala logo. Comprasse aonde esse exemplar?". Mas ela jurou não ter feito nada. Ela só achou o livro no 4º degrau das escadas da nossa casa (moramos no 1º andar), quando chegou da escola. Estranho, muito estranho, pensei. Começamos a tentar desvendar as características das pessoas que poderiam ter feito isso. De acordo com os fatos, e a cartinha digitada, chegamos às condições:
  1. É uma pessoa que sabe meu nome e sobrenome;
  2. É alguém que sabe meu endereço;
  3. Alguém que é daqui de Recife e sabe exatamente onde moro, pois o envelope não veio pelos Correios, foi deixado por alguém;
  4. Alguém que teve a ousadia de entrar no primeiro portão de casa, deixar a encomenda nas escadas, e sair de fininho, pois os vizinhos do térreo não viram nada OU alguém altamente habilidoso que jogou a encomenda através das grades do portão, e foi ninja a ponto de não rasgar o fino envelope amarelo;
  5. Alguém que quer me intrigar.
Além disso, essa pessoa já leu "A Metamorfose". Ela é um pouco egoísta, pois antes de entregar o lindo livro laranja, pensou em ficar com ele, e me pediu "perdão" por isso. Ela afirmou que o intuito dessa entrega era a existência desse pequeno mistério. Ela gosta de livros não apenas pelo seu conteúdo, mas também pela capa, existência de fitinhas marcadoras, etc. A escolha da obra foi feita por questões particulares, de preferência pela história do livro. O antigo leitor desse clássico afirmou que fazia tempo desde que lera a história de George Samsa. E por fim, ele transmitiu o significado básico que podemos esperar do conteúdo do livro, que seria ligado à metamorfose, mudança, transformação, e que isso significava evolução. Mas depois ele fala do outro sentido que eu posso descobrir, o sentido de Kafka. Eu só preciso "folhear as capas do livro laranja".

Minha extensa parte cética tenta encontrar as pessoas que podem se encaixar nas condições acima. Já falei com todas que estariam nesses filtros. Meu namorado disse que eu posso ter descoberto, mas a pessoa não quis admitir. Não descarto a possibilidade, mas continuo achando que o culpado pelo mistério ainda está no anonimato. Ao mesmo tempo, meu grande lado pessimista só está esperando alguém me sacanear de alguma forma, mas até agora nenhum pó de mico coçou minha pele, nem ninguém pegou o livro de volta. Além disso, cogitei a existência de alguma entrega aleatória, que por acaso me identificou e enviou um livro para fazer meu dia mais culto e feliz. Ou alguma seita secreta a qual buscou injetar literatura nas veias de jovens da era do Facebook, talvez.

O segredinho que vou contar aos meus amados leitores é que há uma minúscula parcela de esperança em mim. Esperança em dias melhores, pacíficos, em dias mágicos e em livros misteriosos, os quais chegam à sua casa sem passado, só futuro. Há dentro de mim algo que diz que eu ainda sou importante para o mundo, ainda importo na vida de um ou outro. Existe uma vozinha que fala: coisas incríveis e boas ainda acontecerão com você, Alien. Coisas até de outro mundo, quem sabe. 

Aí desde então sofri uma metamorfose e estou com 7 anos de novo: acredito em mágicas, e de quebra, em pessoas.







Notinha sobre as fotos: Tirei a primeira ontem, quando o Sol estava indo embora, e as posteriores hoje. Gostei dos céus diferentes, a despeito de terem sido capturados do mesmo lugar.

18 comentários

  1. O bonitinho foi você não ter pensado no lado stalker da coisa: minha paranoia já teria me feito trancar portas e janelas, além de implorar para os meus pais mudarem de casa! D: Exageros à parte, espero que a pessoa se revele! Foi uma ação bem diferente, deixar um livro na casa de alguém; :)

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal, eu adoraria receber um livro assim também!Porém depois eu andaria na rua sempre pensando que tem alguem me observando.. HAHAH
    mas conta sobre o que se trata o livro quando você terminar de ler.
    :*

    ResponderExcluir
  3. mas agora eu estou intrigada, resolve esse mistério, Carla! hahaha! Achei essa história toda FANTÁSTICA, apesar de um pouco bizarra. Vou aguardar os próximos capítulos dessa saga!

    ResponderExcluir
  4. Oxe, que coisa linda de "ser acontecida": um presente assim, misterioso, parece coisa de filme ♥
    E essa edição é uma coisa linda! Se você descobrir, não deixa de contar, hein?
    ;**

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. você acredita que eu cheguei a sonhaaaar que alguém tinha me mandado uma carta sem remetente cheia de textos? E eu tinha que ficar decifrando os textos pra descobrir quem tinha mandando a carta! HUIHSIUAHS
    tudo isso porque li esse seu post! haha

    ResponderExcluir
  7. Inspirada em você, este é o próximo que vou ler!

    Quanto ao presente com mistério, que bom que foi escolhida. Um de meus desejos é escolher alguém para enviar um livro e / ou um álbum de fotos de um dia bem legal que eu tenha vivido.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo fala tanto desse livro hahaha, várias pessoas já me contaram a história.

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  9. Que maravilhosa sua edição!

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Acho essas coisas de anônimos quando vem com bônus genial, se fosse ônus seria triste... E penso que pode ser algum vizinho seu, mas, tirando esse fato secreto, eu já li esse livro e é muito bom! Bjs e boa leitura! ;*

    ResponderExcluir
  11. É tão surreal que por um segundo, pensei que você estava inventando e o post seria um conto, ou coisa parecida. Mas depois que terminei de ler deixei minha personalidade cética de lado e lembrei que o meu próprio blog é meio surreal as vezes. Achei tão foda que fiquei com vontade de distribuir livros anonimamente por aí. A metamorfose é um livro que eu só entendi de verdade na terceira vez que li, e hoje em dia gosto muito dele. Se descobrir o remetente misterioso, conte para seus leitores.

    obs1: porque você achou que eu seria machista, Aline?
    obs2: Você acha mesmo que o Rorschach é um dos maiores heróis do mundo? Todo mundo que eu conheço que já tenha lido watchmen prefere o Manhattan. E os mais do contra, preferem o comediante. É bom saber que alguém concorda comigo. rs

    ResponderExcluir
  12. Uau! Que loucura boa. Se bem me conheço eu daria uma pequena surtada, como a Thay ali em cima disse, pensaria imediatamente em stalkers e ficaria com medo. Mas, tô passando por uma fase positiva, e provavelmente depois do surto, curtiria a ideia sem me preocupar com quem fez isso. Talvez seja uma ideia de passar para frente, ele fez isso, você pode fazer também, isso poderia se tornar uma epidemia, e o mundo seria um pouco mais bonito e feliz.

    Como já passou algum tempo, você chegou a descobrir quem foi? Senão, essa foi uma das coisas mais lindas que já vi, sendo feita por desconhecido ou não. Deu para acreditar na humanidade de novo com um pouco mais de fé.

    ;*

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post.
    Talvez seja melhor a pessoa permanecer no anonimato. Nos dá esperanças, assim como você escreveu.

    Beijos,
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  14. Que máximo! Sua história me lembrou de O Mundo de Sofia!
    Comecei a ler A Metamorfose há teeeempos atrás, mas ainda não terminei! Preciso retomar a leitura!

    ResponderExcluir
  15. Que doce, adoraria que isso acontecesse comigo. Aliás como disse a Fernanda, me lembrou mesmo o Mundo de Sofia, que é meu livro favorito. A verdade é que seja lá quem for, não aconteceu por acaso, não é mesmo? Adorei seu blog, os escritos, e o nome. Vi que gostas de escrever, e de ler. Uma coisa não excluí a outra, né? Então te convido a ler os meus textos, espero que leia, que goste e que se gostar fique.

    Será uma alegria te ver por lá, tem texto novo.

    Um super beijo
    http://venenosemacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. por que você não volta a postar? :(

    ResponderExcluir
  17. Que surpresa, né? :P

    Adorei o livro, a capa, tudo. Na semana passada comprei um muito semelhante a esse, só que azul escuro :)

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall