quarta-feira, 14 de março de 2012

#365project

Decidi ilustrar um ano da minha vida. PAM!

Hoje, com muita bravura e devido a um empurrãozinho chamado motivação, proveniente da irmã mais nova, comecei um projeto ousado (e antigo), mas admito, nada original.

Todo mundo já ouviu falar no projeto fotográfico 365 dias, certo? O próprio título já diz de cara sobre o que consiste esse desafio: no período de um ano, fotografar todo santo dia o que você quiser (sentiu o nível de liberdade?).

{1/365}

Antes eu tinha a desculpa (criatividade para achar desculpas todos têm, não é?) de não ter uma câmera. Certo dia tive a brilhante ideia de poupar, justamente para quando existisse a remota oportunidade de adquirir esses objetos mágicos a um precinho justo. Salvei boa parte do dinheiro vindo do estágio e, por fim, ano passado viajei para a Disney (presente surpresa, sim, chorei) e lá em Orlando comprei duas câmeras. Elas são como filhas planejadas. Uma delas é uma cyber-shot, da Sony, muitíssimo útil e fácil de carregar (e de esconder, nesses tempos de cólera). E a outra - ah, essa é a filha prodígio - foi a Nikon 5100. A baby prodígio foi lançada em abril de 2011 e tem uma qualidade de imagem e filmes em HD incríveis. Por meio desses dois equipamentos tento desenvolver essa paixão que vem desde meu pai, que também ama fotografar. 

                   

Eu fotografo desde os 12 anos, quando ganhei uma máquina analógica que até hoje tenho, mas que, infelizmente, não é alimentada por filmes há anos. Sei da qualidade singular das analógicas, porém as digitais roubaram meu coração pela sua praticidade e rapidez. O único lugar em que mantenho meu amadorismo é o Facebook, pois Alien, em toda a sua plena estranheza e impulsividade, excluiu todas as fotos postadas no Flickr - pela segunda vez. Mas agora será diferente (assim espero)! 

{Motivo da exclusão: É como se fosse necessário começar do zero, mesmo que para isso tenha que cometer um ato radical a fim de alcançar o esperado.}

Eu amo iniciar projetos, mas confesso que esse parece ser o mais difícil que participei, já que implica comprometimento diário. Explico-me: se minha vida gerasse diariamente uma nuvem de termos do que eu falo, as palavras mais recorrentes seriam FALTA DE TEMPO, mesmo que isso seja uma verdade questionável. Get it? 
Mas, com muito esmero, em março de 2013 estarei toda orgulhosinha de mim; só para variar um pouco.

#Dois bônus do projeto: Criei a obrigação de escrever em inglês em cada foto, dando um pequeno resumo sobre o dia ou a foto em si. Isso será bom para praticar a língua! E, é claro, estimularei minha criatividade de forma cotidiana. Os projetos estarão no tímido 365project e no célebre Flickr, e o lugar do primeiro devo exclusivamente a linda Barbara, que na sua página 101 em 1001 deu a dica. 

E você, quando vai começar o seu projeto?

Post scriptum: Começar um projeto no dia 14 de março numa quarta-feira à noite é ter a certeza de que nunca é tarde demais. 

3 comentários

  1. Quero fazer parte desse projeto, pode ser? *-*
    ami demais a ideia, sou fã já ahaha

    ResponderExcluir
  2. Opa! Então a dica foi válida. Que bom! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente queria muito participar desde projeto, e AMO fotografar, sério. Mas infelizmente quebrei minha câmera e meus pais compraram outra mais me proibiu de ficar usando ela =( então to tipo esse tempo todo sem câmera, uma tortura =/

    mais tenho flickr e irei da uma passadinha no seu ^^ curti muito teu blog e estou seguindo Alien =) Beijoss

    http://grandecoragem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall