sexta-feira, 30 de março de 2012

Sobre o andamento do 365Project

É claro que não sou uma fotógrafa, se é que ser fotógrafo é ter curso técnico e superior. Ou trabalhar com isso. Ou qualquer outro estereótipo. Admiro enormemente quem o faz por prazer e por dinheiro, simultaneamente, já que estamos em um mundo predominantemente capitalista e, se não tem grana, como viveremos, meu amor? Admiro também quem estuda, mesmo que por hobbie, essa arte. 

Só sei que gosto de fotografia e até que eu mesma mude de opinião, vou continuar inclinada para esse ramo - mesmo que ninguém aprove, ou que ninguém aprecie minhas fotos amadoras. 

Com apenas dezesseis fotografias registradas no projeto anual, refleti sobre meus ângulos, minhas composições, minhas distâncias focais e meus ISO. Também relembrei qual a velocidade usada, além da escolha das fotos, das edições, das situações, dos pedidos: "Posso postar aquela sua foto em meu projeto? Por favor? (Duas musas foram Anny e Inercya - elas também escrevem com a alma)".

Comecei a entrar em pânico. A duvidar das minhas criações. Eu já estava com aquele pensamento: vou desistir, afinal, a quem estou enganando? Iniciei o processo de enumeração de pessoas que achavam apenas a palavra ridículo ecoando pelas minhas imagens, apesar de que, outrora, escrevi, na carta de um conto: Que tipo de pessoa afasta a felicidade?. Humanos são contradições ambulantes.

Fiquei imersa em pessimismo por algumas horas, até chegar na seguinte ideia de João Bittar (faleceu aos 60 anos em 2011), fotógrafo brasileiro que trabalhou nos principais veículos de informação do país: “Você fotografa o que você é. Então se você é uma pessoa vazia, sem opinião e sem cultura… você vai fotografar isso.” 

Para retratar o fotojornalismo de Bittar.

Fiquei tão animada com o que ele escreveu. Eu sei que não sou uma pessoa ruim. Também sei que sou aquele tipinho que carrega a utopia de mudar o mundo, mesmo que ao redor, aos poucos, devagarinho. 

Ora, a minha arte, que seja pseudo pra outrem, me faz feliz. Tenho que acreditar nisso. É claro que sempre quero mais, como tudo em minha vida: aprender mais, quero novos cenários, novas técnicas, ou simplesmente eternizar momentos infinitamente jocosos - não quero esquecer de nada, quero ousar em tê-los para sempre, mesmo que só para mim.

Também pode parecer besteira, como a maioria das paixões. E sim, por um lado é. 
Mas se algo nos faz feliz, há outro motivo maior para separar esse sentimento tão bom?  

{15/365}

15 comentários

  1. MUITO BONS, OS TEXTOS E AS FOTOS. NÃO DESISTA DO SEU PROJETO, AGARRE ELE CON UNHAS E DENTES
    BEIJOS DA PRIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gisele. Suas palavras doces realmente motivam. Beijo!

      Excluir
  2. alineee, do que é que você tá falando? suas fotos são ótimas! e ó... quanto mais a gente fotografa (ou tenta, que é o que faço o tempo todo) a gente melhora. ^^
    não deixe de fotografar... nem de escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fotografar e escrever me deixam tão alegre... Vou tentar não parar, Pablo. Obrigada pela força!

      Excluir
  3. Que texto lindo, amigan! E tão motivador! Não desista mesmo disso, se lhe faz bem e feliz. Eu vou estar aqui para dá apoio (e imagens também, por que não? haha)
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma modelo incrível, Inercya. Temos que criar um novo projeto! <3

      Excluir
  4. Oi! Primeira vez por aqui, e sinto que virei muito mais vezes ^^ Li muitos dos seus contos, devo dizer que os achei singulares...únicos. Adorei tudo, tudo simplesmente lindo.
    Com relação a esse projeto: não pare, não desista. Mesmo que alguns estejam contra sua arte, é a SUA arte. Belíssima arte, por sinal! Continue, estarei por aqui sempre que puder ^^
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Deb, sua visita foi tão inesperada! Seja muito bem-vinda, hehe. Obrigada pelo comentário. É, eu tenho mesmo que continuar, até para melhorar cada vez mais. Espero recebê-la aqui sempre :).

      Excluir
  5. Não há nada além de visões relativas nesse mundo, Lininha. O que é arte? O que é bonito? O que é bem feito? Quem vai saber? Quem tem razão? Só existem opiniões... E na minha opinião, você não deve parar de fazer o que gosta em nenhuma circunstância. 1º porque te faz feliz. 2º porque faz outras pessoas felizes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, Bel. Eu espero que eu ainda te faça muito feliz nessa vida, apesar de forçar a barra com relação a você ser minha modelo, haha. Obrigada pelas palavras cheias de sabedoria e tolerância.

      Excluir
  6. ei, queridinha, que pessimismo é esse? Eu vi suas fotografias no flickr, e sim, não gostei de umas, mas babei infinitamente em outras. Fotografia é pra quem quer, pra quem gosta, independente. Eu li que você fotografa desde os 12, né? Se isso não é paixão, que diabos é então?^^
    Continue.

    E pff, se vc visse as minhas... hahaha. Na vdd, eu nem fotografo com frequencia assim, nem tenho câmera para isso. Mas tenho algumas fotos por aqui, q publiquei no facebook. E a isso se resume meu lado fotógrafa! hahaha uma pobreza!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sinceridade, Gabriela! Adorei seu comentário e sua visita a esse blog meio esquecido, haha. Queria ver as tuas fotos!

      Excluir
  7. Durante e depois da leitura desse post eu devo ter ficado uns 10 minutos encarando a tela do computador. Você me descreveu e escreveu o que eu estou sentindo/passando agora. Como isso é possível? hahhaha Eu estou numa duvida enorme, ano que vem faço vestibular e tenho que decidir o curso que eu quero, que na verdade já está decidido, mas o preconceito é grande.. já tive que ouvir muita besteira por querer fotografar um momento bonito da família e segundo quem disse "não largar a câmera nem pra ver meu pai sorrir". Não posso fazer nada se pra mim, o sorriso dele fica mais bonito eternizado pra sempre em um pedaço de papel. - Confesso que AINDA não dei uma olhada no seu flickr e nem no seu blog inteiro, mas com um texto tão encantador assim, tenho certeza que suas fotos são tão bonitas quanto. Não desista! Porque eu também não pretendo desistir :)

    ResponderExcluir
  8. Carol, que incrível você ter se identificado! Nossa, é meu dever também estimular você, não pare de fotografar, não pare. E, quanto ao curso, também poderia dar o pitaco mais clichê do mundo: faça o que quer fazer, as opiniões surgirão mas quem decide é você.
    Afinal, quem vai estudar e trabalhar no curso escolhido não são as outras pessoas. Saiba que apenas você fará a sua vida profissional, então realmente é uma decisão particular. Você assumirá os riscos e os bônus de tal escolha. A família vai intervir pois é o papel dela. Mas você tem que ser forte e seguir suas convicções.

    Onde estão suas fotos? Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Alien, as vezes passo pelo mesmo que você.
    Não só na fotografia, mas em outras formas de expressão que me dedico. É foda, pq coisas pra te deixar pra baixo estão aí o tempo todo.
    Mas acho que a força aparece em pequenas coisas, em um elogio, ou até mesmo quando você olha pra alguma coisa que fez e sente orgulho.
    Na minha opinião, agora nesse processo de aprendizagem em que nós estamos, não precisa fazer perfeito, e sim fazer com paixão.
    E isso nós temos :)

    Enfim, sou uma eterna apaixonada da fotografia, e to no comecinho do meu aprendizado também!

    Um beijo, e obrigada pela visita lá no blog.

    :)

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall