domingo, 6 de janeiro de 2013

{livro} Manual para Jovens Sonhadores

Sabe quando você lê algo que gostaria de ter escrito algumas partes? Aconteceu comigo nos primeiros dias de 2013, quando estava cumprindo minha meta de ler diariamente. O livro "O Manual para Jovens Sonhadores", de Nathalie Trutmann, ousa apresentar para você, jovem de 15 ou 40 anos, "algumas verdades que você sempre quis ouvir". A guatemalteca mostra, por meio de suas experiências com viagens e trabalhos, a importância de sonhar e correr atrás do que se acredita, a despeito dos conselhos dos nossos pais (que tiveram experiências mas que não são donos da verdade nem do futuro), dos caminhos que nossa cultura nos impõe como sendo seguros e corretos e, sobretudo, do que os outros irão dizer. 

A leitura do livro é simples e nos presenteia com fatos engraçados e inspiradores da vida predominantemente nômade da autora, como os trabalhos que já fez, a exemplo da vez que teve aulas de mergulho em Utila - ilha na baía de Honduras -, e ficou cuidando de iguanas para poder dormir de graça na estação de pesquisa, ou quando morou a trabalho, no Sri Lanka, e conheceu a forma como as pessoas lidam com a sorte (a cultura é bastante direcionada a seguir o que os mapas astrais determinam, sem questionamentos).  

O que Nathalie mais quer passar, por meio de uma escrita bastante biográfica e pouco pretenciosa, é a ideia de que podemos, realmente, fazer o que quisermos de nossas vidas, assim como pensávamos quando éramos crianças. O importante é acordar com vontade de ser feliz no que se faz para viver. Parece clichê, mas a parte interessante é a escritora descrevendo as dificuldades que teve, e os acontecimentos de sua vida que ajudaram na conclusão de nunca desistir do que você mais gosta. Dificuldades sempre ocorrerão, mas a falácia de que "a vida é assim" deve ser questionada com atitudes. 

Alguns momentos do livro parecem bem auto-ajuda, em que a autora reitera ideias como: "não siga o caminho dos outros, não dará necessariamente certo para você", ou até: "siga suas paixões". Tenho um pouco de antipatia por essa categoria, mas a forma como ela levanta essas questões é bastante sutil e dá para ler tranquilamente, sem a agonia de auto-ajuda meloso. Outro ponto é dar valor à jornada trilhada para alcançar o sonho, e não apenas no momento em que este virar realidade. 

Há também dinamicidade no livro, e por isso a leitura é tão rápida. Essa parte dinâmica também é vista nas dicas de vídeos que a autora seleciona, ao fim de todo capítulo. Eles procuram motivar as pessoas a serem mais criativas, autênticas e sonhadoras. Vi apenas o de Steve Jobs, já com legendas em português, que sintetiza bastante o que Nathalie vem discorrendo ao longo da sua obra. O título é "Você tem que encontrar o que ama", aqui, já legendado. Achei genial.

Como todo bom livro de inspiração, coletei algumas citações da autora e postei lá no tumblr para reler quando as coisas parecerem difíceis. Vocês estão convidados também! Li o livro no meu smartphone, pela primeira vez, e até que foi tranquilo, já que a leitura era curta. Ele está disponível para download aqui

Enfim, indico bastante o livro para quem gostaria de viajar e ainda está procrastinando o sonho (Oi, sou eu!). A autora desde cedo quis sair da Guatemala, seu país de origem, e passou por vários países até parar um pouco aqui no Brasil, por influência do namorado que virou marido.

Bom, espero que leiam e gostem. Caso dê aquela preguiça, veja a palestra da Nathalie falando um pouco sobre o livro. É uma síntese que já mostra a essência do que ela quis compartilhar com o mundo. Só pelo sotaque lindo já vale a pena!

E vocês, têm dicas melhores de livros nessa categoria? Fiquei interessada!



16 comentários

  1. Nunca li livro assim, fiquei muito interessada, vou baixar e logo começar a ler, To precisando de um pouco de aprendizado ultimamente, hihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, do jeito que você é empreendedora, Isabella, provavelmente gostará (: hihi

      Excluir
  2. Eu sempre faço assim: leio 3 livros físicos e um ebook por mês, desse mês é Coisas Frágeis do Neil Gaiman, mas só porque não achei ele para comprar por aqui nesse mês :p daí quando eu gosto, compro. Vou favoritar esse para o mês que vem e vou ler com muito amor pela indicação. ^^

    Quando eu era mais nova e descabeçada vivia viajando, era bom porque eu não tinha medo, nem responsabilidade, e quase sempre ia para ver alguém então, só o trajeto era sozinha. E não há nada nesse mundo melhor do que viajar sozinho. Sério! É uma experiência totalmente diferente, as vezes eu encontrava uns loucos, mas quase sempre tive sorte, e boas companhias ao longo das viagens que fiz. Esse ano quero ir para o Chile, é um plano que está a anos na minha cabeça, mas ainda não consegui realizar por conta de que sempre tem prioridades à frente :l

    Quero, nem que seja ficar rodeando a casa do Gabriel Gárcia Márquez e ser presa, haha, mas eu preciso conhecer esse homem vivo e participar de alguma passeata política. Enfim.

    Faz mais resenhas aqui, tu escreve tão bem. ^^

    Heart Sugar Cubes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun, hihi, brigada por confiar em mim! Tou até com medo de não o livro não atender às tuas expectativas. Ah, vai para o Chile, Carolina! Junta dinheiro, pega pelo menos 1 mês de férias, e vai! hihi. E depois compartilha com o mundo!

      Sim, também preciso participar de mais passeatas. O ativismo aqui está em baixa :~~

      Valeu pelo elogio da resenha! Foi a primeira vez que postei sobre um livro. Nem ficou exatamente como imaginei, careceu de mais detalhes, mas como eu também tinha o objetivo de ser mais direta, atendeu um pouco. Deu medo de dar spoiler demais. Bom, pelo menos tive a coragem de postar dessa vez. Melhoro no próximo! Se tiver dicas de resenha, estou interessada em ouvir. Adoro as suas (:

      Beijo, bonita!

      Excluir
  3. Aaah.. que boa indicação! Não conheço nenhum do mesmo estilo pra te indicar!
    Fiquei com vontade de ler! Ultimamente tenho lido um livro em papel e um no tablet. Quando acaba o impresso, pego outro impresso. E faço o mesmo com o ebook! Tem sido legal.. e percebi que ler no tablet não é terrível, pois nunca gostei de ler no computador!

    Sobre a sua indicação.. do Revolução dos Bichos.. geniaaal! Já tinha lido sim.. adorei! Aquele final é um tapa na cara! Hahaha
    E depois de ler, fiquei mais interessada em conhecer a história da Revolução Russa e tudo mais.. até visitei a casa do Trotsky quando fui ao México.. Muito legal!
    Agora tenho que ler (li metade há muito tempo) O Diário de Anne Frank, e depois visitar a antiga casa e refúgio dela e da família. Tenho uma amiga que foi e disse que é fantástico! Que ela arrepiou do início ao fim, durante a visitação..

    Beijinhooos!
    P.S.: Já salvei o livro aqui e ele tá de próximo no tablet! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Bia! Fico besta com você, haha. Genial sua visita à casa do Trotsky. Depois dessa fiquei com vontade de reler sobre a revolução russa também. Comprei um pocket de O Diário de Anne Frank mas ainda não li, como você :~~ E olha que é daqueles clássicos que não podemos deixar de ler. Depois me conta!
      Brigada por vir aqui, fico feliz! Beijo *:

      Excluir
  4. Curti a ideia, agora fiquei com vontade de ler, mesmo que eu não seja muito fã de livros. Eu moro fora do Brasil faz meses, e mesmo assim certas coisas ainda me assustam em estar tão longe de casa. Vai que o livro me ajuda, não é? (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuum. Fiquei feliz de ter despertado a vontade de ler em você, haha. Você é fã de alguma outra coisa? Deu curiosidade. O livro aborda essa questão de sermos pequenininhos em relação às demais culturas que existem no mundo. A considerarmos absolutas verdades quando, ~~na verdade~~, existem muitas outras vertentes do mesmo assunto. Seja sobre fé, amor, comida, ou qualquer coisa. O assunto diversas culturas em si é superficial. Talvez não seja a indicação perfeita para a sua necessidade.

      Excluir
  5. "a importância de sonhar e correr atrás do que se acredita, a despeito dos conselhos dos nossos pais (que tiveram experiências mas que não são donos da verdade nem do futuro)" -AI! uhauahhauhauhaa adorei! hahahahaha
    menina, já até coloquei esse link que vc passou dele pra download nos favs pra ler assim que puder, obg pela dica ;3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi, coisa boa! Depois me fala se curtiu o livro. A leitura é rapidinha. E fiquei com aquela sensação de querer terminar logo, para saber mais sobre as experiência da autora. Beijo!

      Excluir
  6. Ele é fofinho assim? Baixando já ;)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico o vídeo que publiquei nesse mesmo post. A autora é uma fofa, então a escrita dela reflete também a característica, viu? Hehe, coisa linda você passando por aqui! <3

      Excluir
  7. Esse, sem dúvida é um assunto que me interessa! Baixando JÁ! ^^
    Acho que é o tipo de livro que a gente tem que ler de vez em quando, não é? Tipo o "La Vie en Rose" ("A vida é bela").
    Ótima dica! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, me aventurei por essa categoria. Geralmente tenho aversão mas como foi tão gratuito baixar, haha, e o assunto parecia interessante, acabei arriscando. Não me arrependi mesmo!
      Que lindo você aqui, Pablo <3. Quanto tempo, hehe!
      Beeeijo!

      Excluir
  8. Oi! =)

    Primeiro, gostaria de agradecer a sua(s) visita(s) lá no meu blog, adoro teus comentários! E, aliás, "respondendo um" comentário que você fez, também gostaria de desejar-lhe um excelente ano! Que 2013 seja repleto de novidades e coisas boas para você compartilhar aqui, no seu blog. Adoro esse seu cantinho, é tudo uma graça!

    Gostei muito da ideia desse livro, acho que tem um pouco do que eu tô vivendo. Aliás, pretendo viver uma aventura ~nômade~ dessa. Já baixei o pdf e, com certeza, será a leitura da semana. :D


    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Para os fãs da Nathalie!

    Tour Nathalie Trutmann, Chief Magic Officer da FIAP! Grátis o Manual Para Jovens Sonhadores: http://esy.la/18W6WUO

    Vai lá e faz! ;)

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall