sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sobre setenta e duas fotografias alienígenas

Quando você gosta de algo, e se compromete, você consegue alcançar os objetivos preconcebidos. Pelo menos essa é a conclusão que eu tiro acerca do andamento do meu projeto fotográfico.

Por incrível que pareça, o desejo de chegar às 365 fotos, em 1 ano, continua de pé. Se eu não for atropelada até lá, acho que consigo, pois apesar de dar um pouco de desânimo naqueles dias cheios de deadlines, há uma beleza tão grande em fazer o que te faz bem que, mesmo morta de cansada, suspendo os 560 gramas da bebê profissional, se estiver em casa ou local seguro, ou tamborilo nos dedos, com facilidade, a menorzinha das duas criadoras de imagem que tenho, com atenção para não ser assaltada em Recife - algo, infelizmente, bastante comum.

É interessante você, depois de algum tempo, visualizar a evolução do seu trabalho. Nesse caso específico, pude perceber que quase cancelo o projeto por vergonha de não ter me empenhado em alguns momentos. Para mim, a dificuldade do projeto é o comprometimento de fotografar diariamente (pelo menos essa foi a promessa que fiz a mim mesma, não quero quebrar), e por isso, nem todas saem do jeito almejado. Umas eu publiquei quase morrendo, tudo em respeito ao conceito do carpe diem fotográfico.

Decerto gostei de algumas, afinal, o projeto ainda está rolando, e por meio das que apreciei, aprendi um pouco mais sobre mim mesma. Percebi as cores que mais enchem meus olhos de beleza, as composições que acho bem feitas e minha paixão paradoxal tanto por simetria, quanto por desordem total. 

Houve, ainda, a percepção da vantagem impagável de imaginar um mini filme da minha vida. Vendo as setenta e duas fotografias alienígenas, tive impressões dos acontecimentos que achei importante no decorrer do dia, na hora em que tive que escolher qual foto publicar.

Por enquanto é só. Continuo lendo as Dicas de Fotografia, estou fazendo umas pesquisas para comprar livros práticos e de leitura simples e dinâmica sobre o assunto, e sempre que dá, tento trocar uma ideia com amigos que se interessam por isso. A Gabe, por exemplo, é uma estudante de fotografia fofa que às vezes manda uns materiais bem legais para meu e-mail. 

Fiz uma seleção de quase três meses do projeto, e das 72 fotos, 27, as que mais gosto, aparecem aí embaixo. Dividi em categorias e não há ordem cronológica:

Shows

Em menos de três meses, assisti ao ensaio de um célebre pernambucano talentosíssimo e, de quebra, vivenciei o espetáculo de um Beatle. Fase sortuda!

 {2}
 {41}

Céu

Fico arrepiada com a natureza, em especial com aquele espaço acima do horizonte. Essa minha fase bucólica é recheada de onomatopeias como oh! e ah! que antecedem as fotografias. Geralmente acontece assim: estou absorta em minhas tarefas e, do nada, o céu arrebate meus olhos e eu percebo que o mínimo que posso fazer, além de contemplar aquela paisagem singular, é roubar um pouco do momento e compartilhar no mundo virtual (e, em breve, no meu quarto, quando eu revelar). 

 {24}
 {33}

Comida (ou o expressivo neologismo: "nhamy!")

Eu amo comer. Grande parte da minha grana vai para as refeições sagradas. Eu não tenho muitas fotografias boas relacionadas a essa categoria, pois é difícil se concentrar fotografando o antes, já que a minha barriguinha começa a se irritar com a demora do processo.

 {4}
 {53}

Gente

Eu gosto de gente. Gosto mais ainda de quem gosta de mim. Pode parecer estúpido, mas esse trecho em itálico é o início de conversa que tenho sobre essas fotos. Foram escolhidas pela estética e pelo calor do momento da fotografia. Acredito que fotos podem captar não apenas imagens, mas também sentimento. E foi isso que tentei demonstrar. Eu amo todas essas pessoas exatamente no momento dessas fotografias. Fui feliz com elas. O presente, no entanto, não condiz com todas as fotos. E essa inconstância é a premissa da vida. O que nos resta é viver, right?

Ah, através dessas fotos, percebi que gosto de fazer cortes na hora de captura. Uma testa, um olho, uma orelha ou um nariz acabam saindo da composição da foto pelas minhas mãos magricelas.

{51, 36, 12, 16, 21 e 9, seguindo a ordem da esquerda para a direita}

Coisas/sensações que gosto

Gosto do cinema e a magia transcendental trazida por ele. E essa foto (confesso ter sido a que mais gostei das que tirei) só foi possível pelo motivo de eu ter uma mania meio besta: ser a última a sair, de toda sessão. Nesse dia, assisti a Hugo, de Martin Scorsese, filme bastante premiado no Oscar 2012. Dois, dos cinco prêmios, foram de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
Relógios que não apenas dizem as horas, mas também são bonitinhos;
O frio que a chuva traz, e a beleza das gotinhas;
Ganhar presentes feitos à mão;
Ler, de preferência no friozinho, um livro atraente.

 {54}
  {35}

Autorretratos

Para mim, são os mais difíceis. Como ainda não tenho tripé, complica bastante. Utilizo CDs e livros para deixar a câmera mais alta, mas corro o risco de ser atrapalhada e derrubar tudo. Ativo o timer em 10 segundos e faço a pose que pensei. Tranco a porta do quarto para ninguém entrar de supetão e eu parar, por ficar com vergonha, haha. A maioria das fotos foram tiradas à noite (único horário em que estou relativamente livre). Estranhamente gostei um pouco dessas:

 {37}
 {38}
 {47}
 {66}
  {72}

E vocês, também estão envolvidos em algum projeto?

Post scriptum: Todos os dias lidamos com críticas, e isso é normal, é para nos ajudar a melhorar. Mas aprendi a lidar com os haters há pouco tempo: não importa o que você faz, eles continuarão hostis. Veja a dica do gatinho:


18 comentários

  1. Você me surpreende a cada dia. Sou muito feliz por te ter ao meu lado, por poder admirar alguém. Te amo! E bons frutos no projeto, você está fazendo isso ''muito certo'' rs. Sua eterna fã, Ingrid Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, as fotos estão lindas. Mesmo.
    Adorei principalmente essa das gotinhas HUAHEUHEAUEAHU <3

    Como todo trabalho ou projeto que a gente se dispõe a fazer, bate aquele momento de desânimo, onde as outras coisas da vida começam a querer tomar conta. Mas tenho certeza que você vai chegar ao fim do ano com suas 365 lindas fotos prontas \o/ E vai olhar pra trás e se orgulhar de todas elas.

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. To super fã do teu projeto, muié! E até quero fazer mais parte dele, inclusive estar em um momento que tu tira a foto pra colocar no projeto (:
    Amei as fotos do céu e a do cinema ficou incrível, serião!
    Sem falar dos autorretratos, né? Coisa que não consigo fazer rs
    Escolhesse muito bem as fotos, apesar de que não tem uma que não esteja boa (falando sinceramente). 1/5 do projeto já foi. Continue aí nesse ritmo e termine. Daí no final eu te ajudo a fazer o álbum do projeto. Lembra da ideia? :)
    :**

    ResponderExcluir
  4. Ei chuchu, suas fotos são um arrazo *--*
    Eu amei, realmente amei a segunda foto dos 'shows' *--*
    Pra falar de céu, eu sou suspeita, hahaha, tenho umas 389746787343 fotos de céu aqui^^
    São todas lindas, lindas, e eu amei as suas 'auto-retrato' 2 e 4. Seu cabelo é lindo *---* HAHAHA

    :**

    ResponderExcluir
  5. Alien, decidi: vou copiar seu corte! Tô querendo cortar o cabelo faz um tempão, mas não tinha modelo: acabei de achar HAHAHAHAHAHA :*

    ResponderExcluir
  6. Tu fotografas maravilhosamente bem!! Amei várias das fotos do teu post. Aaah, tenho mania de tirar foto de comida, também, não sei o porquê. Aliás, tenho mania de fotografar qualquer momento, é uma ânsia de querer guardar aquele momento pra que ele de uma certa forma, nunca acabe.
    Adorei a foto da sala de cinema. Ficou um arraso. Eu adoro cinema.
    A foto 24, do céu tá linda!! Digna de emoldurar e pendurar na parede!

    Beijocas,
    www.fashionistaloves.com

    ResponderExcluir
  7. Suas fotografias são lindas!! Desista não do projeto quero continuar vendo mais e mais! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  8. Bonitas fotos por aqui :)
    adorei o blog.
    Bom domingo!
    Beijos Danni

    ResponderExcluir
  9. as suas fotos estão lindas *-*
    eu queria estar num projeto assim [ainda compro uma câmera pra mim]

    ResponderExcluir
  10. eu penso em entrar nesse projeto ano que vem, porque esse ano eu já comecei meio péssimo haha .. e se o mundo não acabar, aí já fica pelo menos um projeto em mente, enfim :p

    gostei muito das suas fotos, mas a última ficou linda demais, linda mesmo, adorei.

    ah, indiquei você para um meme, se você estiver afim de responder é esse aqui ó:
    http://heartsugarcubes.blogspot.com.br/2012/05/they-didnt-do-that-much-wrong-still-ran.html

    ^^

    :*

    ResponderExcluir
  11. Eu acho muito legal esse projeto, queria ter força de vontade para fazer. Lindos seus auto-retratos!!!

    ResponderExcluir
  12. realmente admiro quem tem coragem de participar do projeto 365. eu estou participando do 52 semanas, e parece que tem semana que não tenho o que fotografar. é, eu sei que mesmo que tirássemos uma foto por minuto, ainda não tiraríamos foto de tudo, mas me falta inspiração, sabe?
    muito lindas as suas fotos, você é super fotogênica também... hehehe!

    ResponderExcluir
  13. estou fotografando meus 30 anos. 1 foto por dia!
    adorei tuas fotos!

    ResponderExcluir
  14. Menina, obrigada pela visita!
    Pior que eu tenho 30 anos mesmo, tá difícil de aceitar isso, mas é a vida! :)
    Minhas fotos estão no facebook, se quiser acompanhar lá eu te passo o link.
    Se minha mãe descobre que eu estou contando as coisas que ela fala, me mata, mas eu acho tão divertido!

    :)
    beijão!

    Ah, morri com a faixa de cabelo de oncinha, preciso de uma igual!!

    ResponderExcluir
  15. Na verdade acho que não é de oncinha, mas depois de 12h e meia de trabalho, pensar no que é tá complicado. Mas que é linda, isso é!

    ResponderExcluir
  16. Amei suas fotos e achei esse projeto muito interessante!! E realmente essas fotos conseguiram captar mais que imagens, estranhamente me senti feliz vendo-as.

    Beijos, Bruns
    onetrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Suas fotos são lindas demais! quando olho, me da uma saudade fortíssima da minha câmera. Ela era simples, mais adorava tirar fotos com ela.

    Então acabou que quebrei a minha e não ganhei mais outra por ela ter sido nova =( mais suas fotos são lindas demais, sério =D

    Beijão!
    http://grandecoragem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E a sua opinião? (:

© Escreva carla, escreva
Maira Gall