segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Diário de uma motociclista

Andar de motocicleta causa uma sensação ímpar! Seus cabelos ficam esvoaçantes, seu corpo se refresca com o ventinho e a adrenalina originada pela situação te causa um misto de temor e felicidade. A cada acelerada, a intensificação desse sentimento bom aumenta. Pelo menos é isso que venho sentindo nas últimas aulas! No início do ano, paguei à autoescola tanto por aulas de carro quanto de moto, em um ímpeto de pobre na liquidação. Como o valor da diferença das habilitações A e B era ínfimo, achei que seria mais vantagem aprender duas coisas em um período só. Acontece que na primeiríssima aula com o instrutor, fiquei totalmente petrificada diante da minha ignorância. Eu só sabia que o veículo era perigoso e tinha duas rodas. E só. Não sabia como ligava, dava partida, acelerava, freava, ou como se comportava em cima daquilo sem cair. Só para ter uma ideia: na primeira aula, eu passei uns quinze minutos tremendo literalmente. Estou tendo a sorte (ou azar) de ser ensinada por um instrutor mandão que adora repetir meu nome a cada segundo. Pode parecer chato, mas se o objetivo da aula é aprender algumas noções, está dando certo!  


Listei alguns conceitos básicos que assimilei, considerando o modelo da minha moto, o modo como ela estava configurada e a didática do instrutor. É claro que para fazer as etapas, você tem que ter mais de 18 anos, ter passado na prova teórica (acertar mais de 21 pontos), ter em mãos documento oficial com foto e o RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), estar devidamente seguro com o capacete e demais acessórios e estar na presença do instrutor. Não vale a pena tentar sozinho em casa. Eis os passos:
  1. Subir pelo lado do descanso. Para a moto ficar paradinha, ela tem um descanso semelhante ao de uma bicicleta. Você deverá subir por aquele lado, geralmente o esquerdo, por medida de segurança.
  2. Puxar o guidom para si. Ele estará inclinado para o lado do descanso, desta forma você terá que puxar o guidom para si, deixando alinhado ao seu corpo que, até agora, estará em pé. Achei a moto muito pesada! 
  3. Posicionar-se corretamente na moto. Pode parecer bobo, mas você tem que saber a forma correta de sentar no veículo, pois isso influenciará no desempenho do equilíbrio lá na frente. Caso você sente muito na frente ou atrás, poderá exercer um peso que dificultará as manobras. 
  4. Apoiar pé direito no chão enquanto levanta o descanso. Você retira o descanso com o peito do pé e deve lembrar de colocar de volta com o calcanhar. Na hora, você verá que essa é a maneira mais fácil de fazer o processo.
  5. Ligar a moto. Girar a chave. Tem lá o intuitivo on/off, rs.
  6. Conferir se a marcha está em ponto neutro. Se no carro o título é "ponto morto", na moto você vê um painel mostrar um "N" bem grande esverdeado. A moto tem que estar nesse estágio para, em breve, ser colocada na primeira marcha e sair andando.
  7. Pressionar a ignição. A moto que eu andei tinha uma ignição que era um botãozinho vermelho. Observando o trânsito, notei que existe outro dispositivo que fica na altura das pernas, e aparentemente o piloto tem que fazer um movimento brusco para baixo para o motor começar a roncar. Achei o botãozinho mais prático.
  8. Segurar a embreagem. A embreagem está mais próxima da sua mão esquerda. Você terá que segurar o manete e fechar completamente na sua mão. 
  9. Colocar na primeira marcha. O seu pé direito tem que estar apoiado no chão, e o esquerdo, que é o do lado do descanso (normalmente), vai passar a marcha, pisando o pedal. Um clique para baixo é colocar na 1º marcha. 
  10. Fazer meia embreagem. Você vai soltando a embreagem devagarinho, até ela chegar na metade ou em um ponto que a moto ande. O próximo passo ajuda nesse processo. Se soltar demais, a moto "morre".
  11. Impulsionar a moto para frente com o pé direito. Na aula, o instrutor ensina a dar um impulso com o próprio pé para a moto andar, para que você não precise girar o acelerador (ele põe um pino para impedir que o aluno, nas primeiras aulas, gire o acelerador e chegue à China ou emergência).
  12. Equilibrar-se. Se os passos precedentes forem executados perfeitamente, você estará andando a pouquíssimos km/h. Alguém que já andava de bicicleta antes pode ter mais noção de equilíbrio.
  13. Frear. Era o que eu mais queria saber. Seria o SOS perfeito se algo desse errado. O freio estará ao alcance do seu pé direito. Você deverá pisar no freio e simultaneamente apoiar o pé esquerdo no chão, caso contrário, a motocicleta poderá cair sobre você.
As dicas para obter um bom desempenho e ganhar a 1º habilitação de moto são simples: o ideal é usar o mesmo veículo dos treinamentos e a mesma didática, se estiver dando resultado. E lá, naquele nervosismo, fazer tudo o que aprendeu, sem muita criatividade. Comprei sete aulas que duravam 50 min cada, estou achando que será suficiente. Analise o seu progresso e só eventualmente compre mais aulas.

É isso. Resolvi compartilhar o pouquinho que aprendi com vocês, com todas as limitações de uma autoescola, é claro. Percebo o quanto o nosso trânsito é caótico também por causa da falta de educação dos pilotos. Infelizmente na autoescola - e acredito que isso seja uma característica do país todo -, você apenas aprende a passar na prova do Detran. Não entendo como o país continua sem perspectiva de um futuro mais promissor, sem investir verdadeiramente em educação de todo tipo. Só esse ano, em Pernambuco, 71.462 carteiras de habilitação foram emitidas (do tipo primeira habilitação). Isso significa que, em teoria, mais de setenta mil pessoas já sabem dirigir. Decerto uma ilusão, já que você não é ensinado a se comportar no trânsito. É só visualizar as estatísticas assustadoras de morte do Estado para comprovar que algo está errado. A única movimentação que vi do governo foi criar o CEPAM (Comitê de prevenção aos acidentes de moto em Pernambuco). As ações incluem educação no trânsito, palestras educativas, fiscalizações e capacitações de equipes médicas. Acho a campanha bem apelativa, já que estampa fotos de acidentados que perderam os pés ou as pernas, por exemplo, nos acidentes. Causar medo e ensinar não são atitudes de mesmo significado para mim.

E vocês, já dirigem? Pilotam? Como foi a prova? Estou ansiosíssima!




9 comentários

  1. Aaah.. que legal! :)
    Minha CNH é AB também! Mas, aqui em Brasília, não tem essa de "quantas aulas será que eu faço?". São 20 e ponto! A menos que queira fazer mais. Mas, a quantidade mínima é essa. A menos que role aqueeele jeitinho brasileiro pra conseguir menos para aquelas pessoas que já sabem pilotar! :P

    Entããããooo... também não sabia nada quando fui a primeira vez. Pensei "é como andar de bicicleta com motor". Mas, não é.
    Não tive dificuldades e nem fiquei nervosa. Mas, a princípio, achei a moto suuuuper pesada. Peguei um instrutor que me dava a moto e falava: "vai lá fazer o circuito" e sumia! Pois é... não tive sorte. Mas, conheci um outro instrutor de outra auto escola que virou meu amiguinho e me dava umas dicas de vez em quando.
    Sei que assim que aprendi a fazer curvas mais fechadas e zigue zague, fui pro circuito. E depois de ir, é só fazer mil vezes mil vezes toda aula. A gente nunca aprende nada a mais.
    O triste é que ninguém sai da auto escola sabendo pilotar moto. Mas, eu entendo. Não dá pra correr o risco de colocar um iniciante pra ir direto pro trânsito.

    Meu pai pilota moto desde que eu me conheço por gente. E aqui em casa todo temos carteira AB, menos a minha mãe. A gente viaja com meu pai desde pequenos também. E ele sempre colocou uma regra que eu concordo 100% e super te indico. Antes de pilotar moto, depois de sair da autoescola, tenha experiência de trânsito. Ande de carro por pelo menos de 6 meses a 1 ano. Se for mais, melhor. Assim a gente fica mais esperta e aprende a prever os movimentos dos outros carros e motos. O que é super importante, porque na moto, temos que dirigir por nós e pelos outros. Não dá pra usar aquele famoso argumento "mas eu estava certo!". No carro a gente está blindado e na moto o para choque é nossa testa! :)
    Hhauihoaiuhaoiu

    Mas enfim.. não precisa ficar nervosa na prova não! É bem tranquila! Só prestar atenção em tudo o que você aprendeu durante as aulas. Como é um circuito fixo, é tranquilo! Outra dica que te dou pra prova é a seguinte: se o lugar de treino for bem aberto, marque a prova pra um horário parecido com o que você faz as aulas. Ou, experimente uma vez fazer aula no horário em que você for fazer a prova.

    Aqui em Brasília, as aulas são num lugar abertão e as provas são de manhã. Acontece que de manhã o sol está baixo, então fica no nosso olho em alguns momentos do circuito. Se você não espera isso, pode ficar nervosa por perder parte da visão.
    Outra coisa importante é a temperatura! De manhã é mais frio, então a chance da viseira embaçar é grande, principalmente se você ficar nervosa e respirar mais forte. Daí, é só tentar controlar a respiração e deixar um pedacinho dela aberta. Mas, bem pouquinho, tipo a largurinha de um dedo. Assim você evita perder a visão! :)

    Nossa! Falei muito! Mas é isso!
    Boa provaaaa e boa sorte! ^^

    ;*

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  2. Eu adorava andar de moto com meu pai, desde criança. Ele sempre me levava pra escola de moto rs quem morria de ciúmes era minha cachorra, que não me podia ver subindo na moto que já ia morder o calcanhar do meu pai!
    Agora ele mora em outra cidade, eu to aqui nessa aventura de morar sozinha e tem muito tempo que não faço isso, mas de ler seu texto, me deu saudade...
    beijos

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  3. Aline, tenho uma amiga que tem moto e sempre achei que era o estilão dela mesmo, andar de moto!
    Pode parecer bobagem - ou não -, mas uma mulher andando de moto impõe respeito :p
    Um dia até brinquei com a minha mãe dizendo que eu andaria de moto e quando tirasse o capacete todos iriam se espantar, eu com uma carinha fofa montada numa moto ahahahaha! wht!
    Beijoca, e ótimas dicas!!

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    1. Lena, eu pensei a mesma coisa, haha! Deve ser muito legal mesmo. São poucas as que pilotam. Mas na realidade de Recife, dá um medo enorme. Sem contar no calor que faz aqui. O carro ainda é a opção mais confortável e segura. :~~ Queria andar de vespa na Europa, hahaha.

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  4. Morro de medo de moto! hahha Sou mais carro, é mais seguro.
    Sobre o comentário que você fez lá no meu blog, eu bloquiei o ctrl c por precaução. Hoje em dia a gente vê cada louco que copia os outros na marra :/ Mas se você quiser algum trecho, frase, me fala que eu posso te passar por email :) Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Beijos, Cat.

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  5. menina, que medo! eu acho moto uma coisa tão perigosa, não consigo jamais me imaginar em cima de uma na vida real. mas consigo imaginar como deve ser bom...

    mas é o medo né. sabe como é... rs

    beijoca

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  6. Eu também estou tirando carta, mas só de carro. Nas primeiras aulas eu também me sentia uma ignorante, fazia muita coisa errada! Meu instrutor estava quase enlouquecendo, mas aí eu peguei o jeito. Acho que tudo deve ser prática, mas confesso que não levo muito jeito. Aqui em SP é terrível dirigir, muito trânsito e coisas erradas. Os mais experientes dizem ' se você dirige em SP, você dirige em qualquer lugar do mundo' e isso é a mais pura verdade.

    Boa sorte com tuas aulas, que tu se saia muito bem no carro e na moto.
    :D

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  7. A minha prova é nessa sexta e eu estou entrando em pânico praticamente... Nunca imaginei que seria tão difícil.
    To fazendo só pra carro e já virou o drama da minha vida haha.

    Boa sorte pra nós :))

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  8. Eu sempre achei que seria uma easy rider um dia... bem, tipo uma.
    Desde pequena na garupa do meu irmão, às vezes em velocidade. Depois, o namorido, também motociclista. Mas não toco nem jumento.

    Já consegui a proeza de me acidentar de moto. COM A MOTO PARADA. Eu sentada na moto estacionada. Quando vi, já estava no chão, imóvel. Mais de 300kg em cima da perna. Ganhei um gesso. Sou jeitosa pra caramba!

    Obrigada pela visita. Cantinho bom esse aqui. E lindas fotos!

    Beijo.

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