Sabe quando você lê algo que gostaria de ter escrito algumas partes? Aconteceu comigo nos primeiros dias de 2013, quando estava cumprindo minha meta de ler diariamente. O livro "O Manual para Jovens Sonhadores", de Nathalie Trutmann, ousa apresentar para você, jovem de 15 ou 40 anos, "algumas verdades que você sempre quis ouvir". A guatemalteca mostra, por meio de suas experiências com viagens e trabalhos, a importância de sonhar e correr atrás do que se acredita, a despeito dos conselhos dos nossos pais (que tiveram experiências mas que não são donos da verdade nem do futuro), dos caminhos que nossa cultura nos impõe como sendo seguros e corretos e, sobretudo, do que os outros irão dizer.
A leitura do livro é simples e nos presenteia com fatos engraçados e inspiradores da vida predominantemente nômade da autora, como os trabalhos que já fez, a exemplo da vez que teve aulas de mergulho em Utila - ilha na baía de Honduras -, e ficou cuidando de iguanas para poder dormir de graça na estação de pesquisa, ou quando morou a trabalho, no Sri Lanka, e conheceu a forma como as pessoas lidam com a sorte (a cultura é bastante direcionada a seguir o que os mapas astrais determinam, sem questionamentos).
O que Nathalie mais quer passar, por meio de uma escrita bastante biográfica e pouco pretenciosa, é a ideia de que podemos, realmente, fazer o que quisermos de nossas vidas, assim como pensávamos quando éramos crianças. O importante é acordar com vontade de ser feliz no que se faz para viver. Parece clichê, mas a parte interessante é a escritora descrevendo as dificuldades que teve, e os acontecimentos de sua vida que ajudaram na conclusão de nunca desistir do que você mais gosta. Dificuldades sempre ocorrerão, mas a falácia de que "a vida é assim" deve ser questionada com atitudes.
Alguns momentos do livro parecem bem auto-ajuda, em que a autora reitera ideias como: "não siga o caminho dos outros, não dará necessariamente certo para você", ou até: "siga suas paixões". Tenho um pouco de antipatia por essa categoria, mas a forma como ela levanta essas questões é bastante sutil e dá para ler tranquilamente, sem a agonia de auto-ajuda meloso. Outro ponto é dar valor à jornada trilhada para alcançar o sonho, e não apenas no momento em que este virar realidade.
Há também dinamicidade no livro, e por isso a leitura é tão rápida. Essa parte dinâmica também é vista nas dicas de vídeos que a autora seleciona, ao fim de todo capítulo. Eles procuram motivar as pessoas a serem mais criativas, autênticas e sonhadoras. Vi apenas o de Steve Jobs, já com legendas em português, que sintetiza bastante o que Nathalie vem discorrendo ao longo da sua obra. O título é "Você tem que encontrar o que ama", aqui, já legendado. Achei genial.
Como todo bom livro de inspiração, coletei algumas citações da autora e postei lá no tumblr para reler quando as coisas parecerem difíceis. Vocês estão convidados também! Li o livro no meu smartphone, pela primeira vez, e até que foi tranquilo, já que a leitura era curta. Ele está disponível para download aqui.
Enfim, indico bastante o livro para quem gostaria de viajar e ainda está procrastinando o sonho (Oi, sou eu!). A autora desde cedo quis sair da Guatemala, seu país de origem, e passou por vários países até parar um pouco aqui no Brasil, por influência do namorado que virou marido.
Bom, espero que leiam e gostem. Caso dê aquela preguiça, veja a palestra da Nathalie falando um pouco sobre o livro. É uma síntese que já mostra a essência do que ela quis compartilhar com o mundo. Só pelo sotaque lindo já vale a pena!
Bom, espero que leiam e gostem. Caso dê aquela preguiça, veja a palestra da Nathalie falando um pouco sobre o livro. É uma síntese que já mostra a essência do que ela quis compartilhar com o mundo. Só pelo sotaque lindo já vale a pena!
E vocês, têm dicas melhores de livros nessa categoria? Fiquei interessada!
Nunca li livro assim, fiquei muito interessada, vou baixar e logo começar a ler, To precisando de um pouco de aprendizado ultimamente, hihi
ResponderExcluirHaha, do jeito que você é empreendedora, Isabella, provavelmente gostará (: hihi
ExcluirEu sempre faço assim: leio 3 livros físicos e um ebook por mês, desse mês é Coisas Frágeis do Neil Gaiman, mas só porque não achei ele para comprar por aqui nesse mês :p daí quando eu gosto, compro. Vou favoritar esse para o mês que vem e vou ler com muito amor pela indicação. ^^
ResponderExcluirQuando eu era mais nova e descabeçada vivia viajando, era bom porque eu não tinha medo, nem responsabilidade, e quase sempre ia para ver alguém então, só o trajeto era sozinha. E não há nada nesse mundo melhor do que viajar sozinho. Sério! É uma experiência totalmente diferente, as vezes eu encontrava uns loucos, mas quase sempre tive sorte, e boas companhias ao longo das viagens que fiz. Esse ano quero ir para o Chile, é um plano que está a anos na minha cabeça, mas ainda não consegui realizar por conta de que sempre tem prioridades à frente :l
Quero, nem que seja ficar rodeando a casa do Gabriel Gárcia Márquez e ser presa, haha, mas eu preciso conhecer esse homem vivo e participar de alguma passeata política. Enfim.
Faz mais resenhas aqui, tu escreve tão bem. ^^
Heart Sugar Cubes
Oun, hihi, brigada por confiar em mim! Tou até com medo de não o livro não atender às tuas expectativas. Ah, vai para o Chile, Carolina! Junta dinheiro, pega pelo menos 1 mês de férias, e vai! hihi. E depois compartilha com o mundo!
ExcluirSim, também preciso participar de mais passeatas. O ativismo aqui está em baixa :~~
Valeu pelo elogio da resenha! Foi a primeira vez que postei sobre um livro. Nem ficou exatamente como imaginei, careceu de mais detalhes, mas como eu também tinha o objetivo de ser mais direta, atendeu um pouco. Deu medo de dar spoiler demais. Bom, pelo menos tive a coragem de postar dessa vez. Melhoro no próximo! Se tiver dicas de resenha, estou interessada em ouvir. Adoro as suas (:
Beijo, bonita!
Aaah.. que boa indicação! Não conheço nenhum do mesmo estilo pra te indicar!
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler! Ultimamente tenho lido um livro em papel e um no tablet. Quando acaba o impresso, pego outro impresso. E faço o mesmo com o ebook! Tem sido legal.. e percebi que ler no tablet não é terrível, pois nunca gostei de ler no computador!
Sobre a sua indicação.. do Revolução dos Bichos.. geniaaal! Já tinha lido sim.. adorei! Aquele final é um tapa na cara! Hahaha
E depois de ler, fiquei mais interessada em conhecer a história da Revolução Russa e tudo mais.. até visitei a casa do Trotsky quando fui ao México.. Muito legal!
Agora tenho que ler (li metade há muito tempo) O Diário de Anne Frank, e depois visitar a antiga casa e refúgio dela e da família. Tenho uma amiga que foi e disse que é fantástico! Que ela arrepiou do início ao fim, durante a visitação..
Beijinhooos!
P.S.: Já salvei o livro aqui e ele tá de próximo no tablet! :P
Uau, Bia! Fico besta com você, haha. Genial sua visita à casa do Trotsky. Depois dessa fiquei com vontade de reler sobre a revolução russa também. Comprei um pocket de O Diário de Anne Frank mas ainda não li, como você :~~ E olha que é daqueles clássicos que não podemos deixar de ler. Depois me conta!
ExcluirBrigada por vir aqui, fico feliz! Beijo *:
Curti a ideia, agora fiquei com vontade de ler, mesmo que eu não seja muito fã de livros. Eu moro fora do Brasil faz meses, e mesmo assim certas coisas ainda me assustam em estar tão longe de casa. Vai que o livro me ajuda, não é? (:
ResponderExcluirHuuum. Fiquei feliz de ter despertado a vontade de ler em você, haha. Você é fã de alguma outra coisa? Deu curiosidade. O livro aborda essa questão de sermos pequenininhos em relação às demais culturas que existem no mundo. A considerarmos absolutas verdades quando, ~~na verdade~~, existem muitas outras vertentes do mesmo assunto. Seja sobre fé, amor, comida, ou qualquer coisa. O assunto diversas culturas em si é superficial. Talvez não seja a indicação perfeita para a sua necessidade.
Excluir"a importância de sonhar e correr atrás do que se acredita, a despeito dos conselhos dos nossos pais (que tiveram experiências mas que não são donos da verdade nem do futuro)" -AI! uhauahhauhauhaa adorei! hahahahaha
ResponderExcluirmenina, já até coloquei esse link que vc passou dele pra download nos favs pra ler assim que puder, obg pela dica ;3
Hihi, coisa boa! Depois me fala se curtiu o livro. A leitura é rapidinha. E fiquei com aquela sensação de querer terminar logo, para saber mais sobre as experiência da autora. Beijo!
ExcluirEle é fofinho assim? Baixando já ;)))
ResponderExcluirIndico o vídeo que publiquei nesse mesmo post. A autora é uma fofa, então a escrita dela reflete também a característica, viu? Hehe, coisa linda você passando por aqui! <3
ExcluirEsse, sem dúvida é um assunto que me interessa! Baixando JÁ! ^^
ResponderExcluirAcho que é o tipo de livro que a gente tem que ler de vez em quando, não é? Tipo o "La Vie en Rose" ("A vida é bela").
Ótima dica! ;*
É, me aventurei por essa categoria. Geralmente tenho aversão mas como foi tão gratuito baixar, haha, e o assunto parecia interessante, acabei arriscando. Não me arrependi mesmo!
ExcluirQue lindo você aqui, Pablo <3. Quanto tempo, hehe!
Beeeijo!
Oi! =)
ResponderExcluirPrimeiro, gostaria de agradecer a sua(s) visita(s) lá no meu blog, adoro teus comentários! E, aliás, "respondendo um" comentário que você fez, também gostaria de desejar-lhe um excelente ano! Que 2013 seja repleto de novidades e coisas boas para você compartilhar aqui, no seu blog. Adoro esse seu cantinho, é tudo uma graça!
Gostei muito da ideia desse livro, acho que tem um pouco do que eu tô vivendo. Aliás, pretendo viver uma aventura ~nômade~ dessa. Já baixei o pdf e, com certeza, será a leitura da semana. :D
Beijos, beijos!
Para os fãs da Nathalie!
ResponderExcluirTour Nathalie Trutmann, Chief Magic Officer da FIAP! Grátis o Manual Para Jovens Sonhadores: http://esy.la/18W6WUO
Vai lá e faz! ;)